IFMA Campus Zé Doca Lança Projeto De Extensão Para Treinamento De Produtores Locais De Leite

Agropecuária 
Em uma cadeia produtiva de sucesso, é preciso que haja técnicas de como gerar cada mecanismo que possa desenvolver negócios lucrativos, e para que seja feito um trabalho que apresente rentabilidade, é preciso que haja um acompanhamento técnico com profissionais qualificados, e você terá tudo isso no IFMA campos Zé Doca. 
Acontecerá no Auditório do IFMA Campus Zé Doca, no dia 19 de maio, das 08h às 12h, o lançamento do Projeto de Extensão Inova Leite. Com o evento espera-se construir um espaço de discussão com a comunidade, pequenos produtores de leite, movimentos sociais, associações, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais sobre o projeto.
A participação no evento está aberta a todos que quiserem contribuir com o debate em torna da produção, comercialização, distribuição e consumo de leite e derivados na região do Alto Turí. Já confirmaram presença, representantes do Poder Público e de instituições da Sociedade Civil da região do Alto Turí.
Reunião entre representantes do IFMA/Campus Zé Doca e da Secretaria de Desenvolvimento
Social do Estado sobre o Projeto Inova Leite.

O projeto Inova Leite está sob a coordenação da professora Fátima Teixeira, (Mestra em Horticultora Irrigada, pela UNEB) e conta com as contribuições dos, também, docentes da instituição, a Socióloga Jane de Oliveira (Graduada em Ciências Sociais pela UFPI), a Coordenadora do Curso de Tecnologia de Alimentos, Janmylla Ribeiro (Especialista em Engenharia de Produção pela FSA) e o administrador Jhonny Gomes (Especialista em Educação Ambiental), além, do apoio técnico, a convite, do Médico Veterinário, Madriano Christilis (Doutor em Zootécnico pela UFV).

Promovido pelo Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) e pela Coordenação do Curso de Tecnologia de Alimentos, Campus Zé Doca, o projeto visa compartilhar experiências, saberes e conhecimentos específicos a fim de solucionar problemas que envolvam a produção e o beneficiamento do leite com segurança, além de ser um espaço privilegiado para o estreitamento de relações acadêmico-profissionais e a criação de uma rede colaborativa entre os participantes.

Dentro do Inova Leite será oferecido um curso, de forma gratuita, que servirá de estímulo ao desenvolvimento da produção leiteira da região do Alto Turi, permitindo a capacitação e acompanhamento de forma continuada por meio do treinamento técnico e científico em boas práticas de manipulação, de oficinas de beneficiamento do leite e sua transformação em produtos derivados como queijos, iogurte, doces de leite e etc., além de noções de administração, cooperativismo e associativismo. O projeto, também, prevê a análise socioeconômica das famílias dos participantes contemplados pelo curso, possibilitando a construção de dados acadêmicos indispensáveis à realização de pesquisas científicas e à construção de políticas públicas.

Desta forma, acredita-se que o IFMA/Campus Zé Doca estará contribuindo substancialmente com a aquisição e transmissão do conhecimento científico e tecnológico, bem como com a transformação e desenvolvimento da economia e das condições sociais locais de trabalho e renda dos produtores de leite e de suas famílias, para a melhoria das ações produtivas das propriedades, e assim, repercutir positivamente no sucesso do negócio de seus negócios, com o aumentar da disponibilidade no mercado interno, reduzindo custos para o produtor e facilitando a expansão da cadeia produtiva do leite. 

negócios, com o aumentar da disponibilidade no mercado interno, reduzindo custos para o produtor e facilitando a expansão da cadeia produtiva do leite.

Nos acompanhe e fiquem informados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo