Indígenas Bloqueiam BR 316 entre Bom Jardim e Santa Inês-MA, para fazerem reivindicações

Manifestações
Diante de um problema que está tramitando no STF, indígenas fazem manifestações bloqueando as rodovias em muitos pontos pelo Brasil.
Cármen Lúcia
      A  BR 316 que liga Maranhão ao Pará, foi bloqueada na manhã desta quarta-feira (16), pela tribo indígena da etnia, Guajajaras, a decisão foi tomada pelo cacique da aldeia e a classe indígena, tendo como objetivo manifestarem a insatisfação do julgamento pelo (STF), Supremo Tribunal Federal, que iniciará nesta quarta-feira (16), o julgamento de quatro ações que pode aprofundar o quadro de violações e retrocessos sobre os direitos territoriais e socioambientais no Brasil.

As ações versam sobre: a constitucionalidade do decreto que estabelece procedimentos de demarcação de territórios quilombolas (ADIn3239); a nulidade de títulos de particulares que ocupavam a terra indígena Ventarra/RS (ACO469); e o direito do estado do Mato Grosso ser indenizado por alegada desapropriação de terras em razão da demarcação pela União das terras indígenas Parque Indígena do Xingu (ACO362) e Nambiquara/MT (ACO366).  

      O receio é de que, tal como o parecer assinado por Michel Temer no mês de julho – que orienta a administração a aplicar condicionantes do caso Raposa Serra do Sol restritivas de direitos a todos os casos de demarcação de terras indígenas – os julgamentos do STF sejam peças de um perverso quebra-cabeças de interesses encomendado para consolidar a chamada tese do marco temporal no Brasil.

Diante da situação indígenas se mobilizam, e em resposta as ações que tramitam no STF, e fazem manifestações em busca de resultados que venham garantir os direito da classe.

 Acompanhe-nos e fiquem informados de tudo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo