Chuvas Enchentes: FAMEM se mobiliza para amenizar sofrimentos e prejuízos

Chuvas 
Por Jorge Aragão
      O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema, coordenou, nesta quinta-feira (12), uma reunião de emergência envolvendo membros do Governo do Estado e da Defesa Civil do Maranhão.
Logo na abertura da reunião, Cleomar Tema deu como exemplo da calamidade a própria cidade que administra, Tuntum. “Nosso município passa por uma situação delicada. Num período de 10 horas, choveu o equivalente a um mês, provocando o transbordamento do riacho que dá nome à cidade e deixando um rastro de problemas, com algo em torno de 400 famílias desabrigadas afirmou.
O dirigente municipalista sugeriu que seus colegas prefeitos adotem as medidas necessárias para a decretação do estado de emergência, identificando número de desabrigados, prédios públicos e privados danificados e que recorram de imediato à Defesa Civil.
Secretário adjunto de Articulação Civil e diretor-executivo da FAMEM, Geraldo Nascimento, mostrou a necessidade de que os prefeitos sejam rápidos em suas ações, para que o socorro por parte do governo estadual seja o mais rápido possível. O diretor-geral da FAMEM, Gildásio Ângelo ressaltou que parte da bancada federal em Brasília está mobilizada junto ao governo federal, na busca de ajuda aos municípios maranhenses.
O coordenador adjunto da Defesa Civil, Major Jairon, fez uma explanação técnica a respeito do decreto emergencial, ressaltando que com uma modificação na lei da emergência, agora os municípios é que dão os passos iniciais quando de qualquer ocorrência desastrosa.
Ele apresentou o modelo do decreto de emergência (o mesmo está disponível no www.famem.org.br), que está sendo entregue a todos os prefeitos para que eles possam estabelecer a emergência em situação que isso seja necessário, para evitar problemas de cunho burocrático.
Os prefeitos Chico Freitas (Lagoa Grande), Dr. Cristino (Araioses) e Sidrack (Morros), fizeram relatos de suas cidades que em decorrência das chuvas, estão em situações delicadas.
      Campanha – Uma equipe de servidores da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), deflagrou, nesta quinta-feira (12), a campanha SOS Municípios, com o objetivo de arrecadar donativos que serão enviados às vítimas das enchentes no interior do Estado, onde as fortes chuvas estão deixando um rastro de problemas e deixando milhares de desabrigados, em várias regiões.
A equipe que tomou tal iniciativa é formada por Maria José Costa Cunha, Gilvana Chaves, Jardson Gomes, Rita de Cássia, Antonia Rios, Carlos Leite, Brenda Roméria, Carlos Leite, Darliane Santos e Nicinha Carvalho.
Dentre os donativos, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, água mineral, berços e etc. As doações podem ser feitas na sede da entidade, na Avenida dos Holandeses -06- Quadra-8- Calhau.
 Acompanhe nossa página e fiquem informados de tudo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo