Cinco anos nos separa da matéria para o espírito: Zé Doca perdeu o grande ícone que deixou um enorme legado para nossa cultura, "o saudoso Edivaldo Sousa"

Saudades/cultura
Homenagens
Saudoso amigo, Edvaldo Sousa 
      A exato cinco anos atrás, a cultura zedoquense via sair de cena um dos mais renomados nome da força cultural de Zé Doca, com jeito simples, de poucas passagem pelos grandes centros de ensino, mas, que tinha uma grande capacidade de persuasão, Edvaldo  Sousa fazia dos eventos culturais, uma explosão de sucessos, sempre misturando talento e uma variedades de cores, dosada de muita criatividade, e o mais simples tornava-se um grande complexo de embelezamento, e uma riqueza de valores no mundo encantado das fantasias e a magia de bem apresentar os valores de nossa tão bem representada cultura. 

Foram anos de trabalho e dedicação as atividades folclóricas, e um legado que poucos terão o privilégio de alcançar,  mas, quis o destino leva-lo tão precocemente, e o talento na terra, subiu para os andares de cima. Foi um momento de extrema tristeza a notícia de sua partida para outro plano, e uma perda irreparável para os eventos representados por nossa cultura. Edvaldo Sousa faleceu na madrugada de sexta-feira, do dia 24 de maio de 2013.

Na época estava como ex-secretário de cultura do Município de Zé Doca, considerado por todos o ícone da cultura Zedoquense. Diagnósticos do boletim médico apontaram que, Edvaldo Sousa teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 16 daquele mesmo mês e ano em uma quinta-feira de maio de 2013, em sua residência. 

Depois de sofrer um AVC, no inicio da doença, Edvaldo Souza foi hospitalizado na cidade de Santa Inês, sem melhoras foi transferido para a capital em busca de mais recursos mais não resistiu e aonde veio a falecer. Edvaldo Souza era filho da cidade de pedreiras, mais residia há vários anos em Zé Doca sendo considerado por muitos filho de cidade onde adotou como sua, pelo carinho que tinha por este lugar, Por sua competência e determinação, Edivaldo foi secretário de cultura por três mandatos, era um excelente promoter sendo requisitado até para organizar eventos em outras cidades que o reconheciam pelo dinamismo e criatividade. Após seu falecimento, seu corpo foi velado na Casa Paroquial em Zé Doca pois o mesmo não teve as devidas condolências, e honras merecidas. 

Edvaldo Sousa formou um legado de amigos na cidade de Zé Doca, onde realizou grandes eventos tais como festas de debutantes, festas de clubes, carnavais entre outras atrações como festividades Juninas nos grandes arraiais, época em que se fazia cultura por amor a arte, não por perseguição política, onde os grupos folclóricos tinham vez, voz e representatividades. Em 1998 fez um programa de rádio que mais fez sucesso em Zé Doca, regido pela Criativa FM, na qual o mesmo fazia o programa DESTAK, e tinha como sinoplasta, Naã Ramos hoje jornalista e blogueiro que tem destaque em nossa cidade, logo depois juntamente com outros amigos como Osmar de oliveira trabalharam na rádio alvorada, com grande e notória audiência. Edvaldo foi um dos mentores do Teatro Experimental de Zé Doca, ponto de partida para uma luta pela consciencialização política em nossa cidade, e que ganhou como destaque, onde mais tarde ganhou forças para as lutas de emancipação e criação do município de Zé Doca. 

O Teatro Experimental de Zé Doca foi como tantos outros companheiros começaram a ver o mundo sob uma óptica crítica e adquiriram as noções básicas da política. Ao contrário de muitos e de outros, Edvaldo permaneceu apenas restrito ao seu trabalho cultural, se esquivando de ideologias, mesmo assim desenvolvendo um grande trabalho na promoção de eventos e sendo até agora um ícone da cultura Zedoquense. Portanto merece todas as nossas singelas homenagens, por tudo que representou.

Esta é uma justa homenagem da mídia e jornalistas de Zé Doca, ao saudoso e inesquecível Edvaldo Sousa, em especial da redação deste Blog, "Neto Vantur" e a redação do Blog do Naã Ramos que sempre dão incentivos aos projetos culturais.

Acompanhe nossa página e fiquem informados de tudo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo