Eleições 2018: Aberto o prazo para as convenções partidárias

Política
      Começa a corrida para as eleições de Outubro próximo, e os partidos estão se reorganizando para as convenções. A partir desta sexta-feira, dia 20, até o dia 05 de agosto, será o prazo que os partidos vão ter para oficializar seus candidatos para a disputa eleitoral. No Maranhão, apesar de algumas indefinições, as datas para as convenções já estão marcadas.
O PSTU será o primeiro partido a realizar sua convenção. Como novamente não houve um acordo entre os partidos da “ultraesquerda”, o PSTU apresentará, no dia 26 de julho, Ramon Zapata como candidato a governador e Nicinha Durans como vice-governadora. Já os militantes Saulo Arcangeli e Preta Lu serão os candidatos ao Senado.
Já no dia 28 de Julho será a vez do PSL apresentar Maura Jorge como candidata ao Governo do Maranhão, no Espaço Renascença. Maura Jorge ainda definirá o seu vice-governador e mais um nome para o Senado e terá oito dias para isso.
Na mesma data, o governador Flávio Dino será oficializado candidato à reeleição pelo PCdoB, em evento no Multi-center Sebrae. O comunista já tem a sua chapa preferida na cabeça (Carlos Brandão do PRB para vice-governador e Weverton Rocha do PDT e Eliziane Gama do PPS para o Senado), mas ainda enfrenta resistência de alguns partidos e uma dúvida jurídica.
PT e DEM são os dois partidos que ainda resistem e buscam espaço na majoritária. O PT e o PR já anteciparam publicamente que não apoiarão a candidatura de Eliziana ao Senado. Os petistas ainda possuem pré-candidatos ao Senado e ao Governo. Além desse imbróglio, existe uma questão jurídica sobre Brandão, já que alguns juristas compreendem que ele está inelegível, pois assumiu o Governo fora do prazo permitido pela legislação eleitoral. Se Dino o confirmar na chapa, fatalmente terá sua chapa questionada na Justiça Eleitoral.
No dia 29 de julho, no Espaço Renascença, será a vez da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) oficializar sua candidatura e confirmar sua chapa majoritária. Os dois candidatos ao Senado estão definidos e serão Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV). Entretanto, a vaga de vice-governador segue em aberto. A ideia é oferecer a vaga para algum partido que venha a somar na coligação nesta próxima semana.
O PSOL marcou sua convenção para o dia 02 de agosto. A legenda terá Odívio Neto como candidato ao Governo do Maranhão, Maria Helena Viana como vice-governadora. Já para o Senado o partido oferecerá os nomes de Saulo Pinto e Igor Bruno.
O último partido a realizar a sua convenção será o PSDB. Os tucanos vão realizar seu evento no dia 4 de agosto, penúltimo dia antes do prazo final. O partido terá o senador Roberto Rocha como candidato ao Governo do Maranhão, mas ainda não definiu seu vice-governador e enfrenta um problemão para o Senado.
Para a Câmara Alta, o PSDB tem três pré-candidatos – Alexandre Almeida, Zé Reinaldo e Waldir Maranhão – só que apenas dois terão a candidatura confirmada.
Resta aguardar e conferir, pois fatalmente teremos novidades até o dia 05 de agosto.
Acompanhe nossa página e fiquem informados de tudo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo